Quem somos?

Um lindo dia te espera, ele se coloca à sua disposição...A escolha é sua, você será responsável por tudo que acontecer...Por isso escolha o melhor da vida: SER FELIZ...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Diga NÃO, ao Racismo

Racismo no Brasil é, no mínimo, uma atitude de ignorância as próprias origens. Qual é o antepassado do “verdadeiro brasileiro”? Indígena (os primeiros povos a habitar a terra do ‘Pau Brasil’)? Os negros (que foram trazidos para trabalhar como escravos e, ainda, serviram de mercadoria para seus senhores)? Os portugueses (que detém o status de descobridores desta terra)? Porém, pode ser a miscigenação de todas as raças, como vemos hoje? Afinal de contas, aqui se instalaram povos de todos os lugares do mundo. Portugueses, espanhóis, alemães, franceses, japoneses, árabes e, ultimamente, peruanos, bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos vivem neste país que hospitaleiro até demais com os estrangeiros e, muitas vezes, hostil com sua população.
            Atualmente, a população brasileira faz parte do ‘vira-latismo’ mundial. Quantas pessoas mestiças nascidas no Brasil você conhece ou, pelo menos, já viu? Quantas vezes você ouviu alguém dizer que...”meu avô era africano, minha avó espanhola”, ou então...”meu pai é japonês e minha mãe é árabe”? Quando representantes ‘tupiniquins’ participam de eventos esportivos ou sociais, o que vemos são pessoas de diferentes raças, mas apenas um sangue, somente uma paixão, o Brasil.


             O que existe por aqui é muito racismo camuflado e que todo mundo faz questão de não enxergar. Os alvos, mesmo que inconscientemente, sempre são os mesmos. Negros, mestiços, nordestinos, pessoas fora do padrão da moda, ou seja, obesos, magrelas, altos demais, baixos ou anões e, principalmente, os mais pobres sofrem com a discriminação e não conseguem emprego, estudo, dignidade e respeito. Estes não têm vez na sociedade brasileira!

Desigualdade social: faça sua parte

A responsabilidade social deve ser uma atividade praticada em todos os dias do ano. As ocorrências e necessidades ocorrem diariamente nas entidades e na vida dos desassistidos. É importante não ficar apenas nas doações, pelo contrário, devemos proporcionar àqueles que precisam programas de incentivo para que consigam se manter, sem depender de um auxilio permanente.
No Brasil o conceito de responsabilidade social e de ajuda ao próximo, ainda se encontra em estágio de maturação. Em países desenvolvidos como é o caso americano, o entendimento já é um ideal cultural, enraizado no histórico daquele povo, movimentando altas somas anuais voltada ao auxílio aos mais necessitados.




O desenvolvimento de um país depende da inserção social que possibilita a todos o acesso às necessidades básicas. Para que haja a mudança, toda a sociedade deve se mobilizar para diminuir efetivamente as desigualdades existentes.

Ações e Reações

AÇÃO: Desenvolvimento do projeto "AGRINHO".
REAÇÃO: Alunos, pais, e toda comunidade se conscientizaram sobre a importância da preservação do MEIO AMBIENTE, e abraçaram nossa causa com ações práticas no seu dia-a-dia.