Quem somos?

Um lindo dia te espera, ele se coloca à sua disposição...A escolha é sua, você será responsável por tudo que acontecer...Por isso escolha o melhor da vida: SER FELIZ...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Perigos na INTERNET... cuidado...

A semana da criança terminou, mas nem por isso vamos deixar de abordar assuntos relacionados a elas. Principalmente se for para a segurança e o bem-estar delas. Vou comentar nesse artigo a insegurança a que estão expostas nossas crianças e adolescentes quando acessam a internet e o cuidado que devemos, como pais e responsáveis, ter a esse respeito.
Qual o risco que a internet traz para nossas crianças e adolescentes?Não há dúvida de que a internet é uma ferramenta que tem auxiliado o crescimento humano, pois o conhecimento que podemos armazenar e consultar através dela é infinito. Mas existe também o “lado negro da força”, como pedofilia, pornografia e crimes cibernéticos (só para citar alguns fatores negativos). Como tudo na vida você tem o direito de escolher o que é melhor pra você e pagar um preço por essa escolha.Mas as crianças e adolescentes não tem o preparo necessário para distinguir o “certo do errado” numa sociedade a cada dia mais virtual. Cabe então a nós, como pais e responsáveis, monitorar o que nossos filhos acessam na rede e, constantemente, os instruirmos a não conversar com estranhos e, em hipótese alguma, fornecer números de telefone ou endereço residencial.
Na verdade os cuidados online são, basicamente, os mesmos da vida real.
Ajuda nessa difícil tarefa
Para auxiliar os pais e responsáveis, existe a SaferNet Brasil, uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Fundada em 2005, ela recebe denúncias sobre crimes cibernéticos, disponibiliza cartilhas de segurança e patrocina pesquisas sobre o uso da internet no Brasil.

Pedofilia... Fique atento...

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) existe para protegê-los, a sociedade reprova os atos contrários, as pessoas possuem discursos longos e severos contra a prática de pedofilia. Mesmo assim, a cada dia que passa o número de casos registrados eleva-se e crianças e adolescentes se perdem em meio aos abusos cometidos pelos adultos.
A pedofilia refere-se à atração sexual de crianças e adolescentes. A classificação internacional das doenças classifica a pedofilia como um dos transtornos de preferência sexual e uma doença quase que exclusiva dos homens. O indivíduo deve ter mais de 16 e ser cinco anos mais velho que sua vítima para se caracterizar o caso.
Para se ter uma idéia, desde 1997 a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção a Infância e à Adolescência (Abrapia) possui desde 1997 um telefone para denúncias sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, através do número 0800-99-0500. Entre fevereiro daquele ano e o mesmo mês de 2003, foram registradas 55.706 ligações, com 5.070 definindo-se como denúncias corretas. Desse total, 63% consistem em abuso sexual e 37% em exploração sexual. No caso do abuso, 40% acontecia fora da família, mas 60% verificou-se dentro da família (pai, padrasto, tio).