Quem somos?

Um lindo dia te espera, ele se coloca à sua disposição...A escolha é sua, você será responsável por tudo que acontecer...Por isso escolha o melhor da vida: SER FELIZ...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Parabénsss, PIRES DO RIO, pelos seus 89 anos...09 de novembro de 2011...

Pires do Rio foi fundado em 1922, à margem da ferrovia. Seu nome foi dado em homenagem ao Ministro de Viação e Obras Públicas do Governo Epitácio Pessoa, Dr. José Pires do Rio. O ministro visitou o local do município em Agosto de 1921, para inspecionar as obras.
A ferrovia então passaria pela fazenda do Coronel Lino Teixeira de Sampaio. O local já era um ponto de pouso de tropeiros e recebia convidados ilustres do Rio de Janeiro e São Paulo, quando estes vinham à região.
Com o surgimento do município, famílias de Santa Cruz, Orizona (antigo Campo Formoso) e outros locais se instalaram no local.

Pires do Rio, localizada a 140 km da capital, Goiânia, possui o único museu ferroviário do estado e o 5º do gênero no país. A cidade nasceu com a construção do entroncamento ferroviário, que ligou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ao porto de Santos SP. A cidade possui uma ponte histórica, sob o Rio Corumbá, a ponte Epitácio Pessoa, cuja suas ferragens foram importadas do extrangeiro, a qual possui características arquitetônicas da época, tempos depois, substituída por uma ponte de concreto. Nos dias conteporâneos, ja se executa o ligamento desta ferrovia à Ferrovia Norte-Sul. Pelos trilhos da cidade de Pires do Rio, passaram grande parte do material que construíram Brasília e Goiânia. A micro-região de Pires do Rio, é conhecida como região da estrada de ferro.

Um comentário:

Sou de JESUS. disse...

Parabéns também para a Escola Joaquim Câmara Filho, da qual tenho o provilégio de ser professora! Visite: http://margaretinsrosa.blogspot.com e veja as crianças do 1º ano "B" participando e aprendendo sobre a história de Pires do Rio.